.

IG – Ortigueira

O município de Ortigueira está situado na região centro-oriental do estado do Paraná. A flora diversificada da região de Ortigueira mantém os enxames sempre populosos e prontos para produzir um dos melhores méis do mundo.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Abelha de Ortigueira.
Apicultores.
Produção de mel.
Mel de Ortigueira.
Apicultores trabalhando.
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A história da apicultura na cidade de Ortigueira tem por origem a família Kalçoviski. Em meados da década de 1970, o patriarca Carlito e seus filhos Tadeu, Airton e Antonio foram os precursores na comercialização da produção de mel.

Antes da década de 1960, o mel era produzido somente para consumo. Vendia-se a cera e o mel era usado como açúcar. “Era o açúcar que o povo tinha”, como relatam os antigos produtores. Também era usado para engordar os porcos.

A partir da década de 1980, a apicultura começou a deslanchar, motivada por Tadeu Kalçoviski, que aprimorou a técnica de extração e ensinou os outros apicultores, tornando-se um negócio rentável. Em 1984, os produtores fundaram a Associação dos Produtores
Ortigueirenses de Mel (Apomel).

A experiência dos produtores mais antigos foi repassada a cada novo produtor, o que fez com que a prática se tornasse um modelo, passando a produzir mais e melhor. Desde o ano de 1999, Ortigueira mantém uma posição de destaque no ranking da apicultura, resultado do grande potencial da região, considerada referência nacional.


O clima predominante na região é o subtropical úmido mesotérmico, de verão fresco e inverno rigoroso, com ocorrências de geadas de várias intensidades. As chuvas concentram-se nos meses de verão, com precipitação média anual de 1.500 mm e temperatura média de 18,4°C.

A cidade guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná, com cobertura florestal em 13,28% do seu território e 11.319 hectares de plantios florestais.

A qualidade da flora melífera de Ortigueira sofre influência de diversos fatores, como: do solo e sua formação, do clima, da temperatura e da ação do homem. As diferentes fontes botânicas de néctar resultam em variações na composição química, propriedades físicas e nos atributos sensoriais do mel.

As características físico-químicas do mel (cor, viscosidade, propriedades higroscópicas e pH) foram determinadas pela sua origem botânica, vinculando o mel ao meio geográfico, comprovado por meio da análise de polens, distinguindo o mel da Ortigueira, de coloração clara e sabor suave, como um mel único, de excelente qualidade.


O mel é um líquido doce, viscoso, formado de carboidratos, aminoácidos, enzimas e vários outros compostos em pequenas quantidades. É o único alimento que contém substâncias de abelhas e néctar de flores.

O mel monofloral é feito do néctar das principais floradas. Segundo os apicultores, as mais importantes para a produção do mel são: capixingui, eucalipto, assa-peixe, canelas, maria-mole, gurucaia, aroeira, vassourinha, gabiroba e angico.

O mel silvestre, ou polifloral, é a mistura de vários néctares, formado pelas demais espécies melíferas da região de Ortigueira.


A Apomel teve como objetivo, desde a sua fundação, fortalecer as atividades de aprendizagem, pesquisa, inovação na produção, integração da cadeia produtiva e o mapeamento de toda a rede apícola. Das conquistas da Apomel, destaca-se a constituição de uma Unidade de Beneficiamento de Mel e do Centro de Transferência de Tecnologia Apícola.

A busca por um produto de excelência e um processo de qualidade resultou na obtenção do reconhecimento da Denominação de Origem (DO), por se tratar de um mel único, que refletirá no valor agregado do produto e na abertura de novos mercados.



Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel – APOMEL
Endereço: BR 376, km 354 – Rodovia do Café | Cidade: Ortigueira/PR | CEP: 84.350-000
Telefone: +55 (42) 9 8828-4851 | E-mail: apomelcooramel@gmail.com


Referência Bibliográfica

Número: BR412013000002-0
Indicação Geográfica: Ortigueira
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel)
Produto: mel de abelha
Data do Registro: 01/09/2015
Delimitação: a área delimitasse pela extensão territorial do município de Ortigueira, região Centro-Oeste do estado do Paraná.