.

IG – Oeste do Paraná

O mel do Oeste do Paraná é oriundo da flora de reflorestamentos em áreas de preservação permanente às margens do Lago de Itaipu que aliado ao clima e a topografia dão o diferencial ao produto que tem elevada aceitação comercial e oferece princípios ativos que promovem a melhora da vitalidade corporal.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 9 de Agosto de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Mel orgânico da Indicação Geográfica.
 Produtos da COOFAMEL.
 Mel da cooperativa.
Favo de mel.
Potes de mel de diferentes volumes.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A atividade apícola paranaense já era conhecida desde a década de 1950 e na região Oeste do Paraná a atividade começou a se organizar na década de 1990 com o surgimento de várias associações de apicultores que mais tarde criaram a COOFAMEL -Cooperativa Agrofamiliar Solidária.

Pela sua vocação agrícola, a região traz a produção de mel como mais uma atividade para agregar valor às propriedades rurais dos pequenos produtores. A grande fartura hidrográfica e de áreas verdes preservadas, apoiada por melhorias técnicas da produção e de gestão, fizeram o Oeste do Paraná um dos produtores de mel de alta qualidade com interesse também de compradores internacionais.


A região Oeste do Paraná está localizado a oeste do Estado do Paraná sendo composta por cinquenta municípios. Seu relevo é plano e pouco ondulado com solos férteis e pouca susceptibilidade à erosão. Os verões são quentes, com geadas pouco frequentes e chuvas concentradas nos meses de verão.

As características climáticas descritas são propícias para a agricultura da região. As margens do reservatório de Itaipu com muitas áreas de proteção ambiental, com uma mata jovem e diversificada, trazem a diferenciação para a produção do mel.


Enquanto a média nacional é de 1 kg por caixa, na região Oeste do Paraná consegue-se até 2,5 kg por caixa, destacando-se a coloração suave, amarela, quase transparente de sabor floral e agradável, características bem aceitas pelo mercado, sendo que um dos locais mais indicados para a cultura fica entre Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques.

Na Região Oeste do Paraná existem cerca de dois mil produtores da agricultura familiar, somando o equivalente a cinquenta mil colmeias. O produto é vendido em potes, sachês, pólen, própolis, mel de jatai para tosse e geleia real.

O mel é um alimento rico em cálcio, fósforo, carboidratos com diversas vitaminas, sais minerais, proteínas e aminoácidos de fácil digestão. Auxilia no controle de doenças cardiovasculares, no funcionamento do coração, protege o cérebro, o fígado, eficaz no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares. Ativa as funções do cálcio e do fósforo nos ossos, dentes e unhas e ajuda na proteção da membrana das hemácias e do organismo contra substâncias carcinogênicas.


A COOFAMEL têm por objetivo congregar produtores e suas organizações locais afins, para promover a ampla defesa dos interesses econômicos, a integração, a solidariedade e o crescimento social e cultural dos seus associados, propiciarem o aumento de produção, a melhoria da qualidade de vida e promover a sustentabilidade da atividade rural, através da disseminação de novos conhecimentos e técnicas das áreas de apicultura, meliponicultura e agropecuária em geral.



COOFAMEL Cooperativa Agrofamiliar Solidária
Endereço: Rua Ângelo Catani, lote 01-4 PR 317, Centro | Cidade: Santa Helena/PR | CEP: 85.892-000
Telefone: +55 (45) 3268-2445 | E-mail: coofamel©hotmail.com


Dados Técnicos

Número: BR402015000012-6
Indicação Geográfica: Oeste do Paraná
UF: Paraná
Requerente: COOFAMEL Cooperativa Agrofamiliar Solidária
Produto: Mel de abelha Apis Melífera Escutelata (Apis Africanizada) e mel de abelha Tetragonisca Angustula (Jataí)
Data do Registro: 04/07/2017
Delimitação: A região delimitada do Oeste do Paraná engloba os municípios de: Anahy, Assis Chateaubriand, Boas Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamantes do Sul, Diamantes do Oeste, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondou, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Rarnilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Teresa do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.