.

IG – Norte Pioneiro do Paraná

A formação social, econômica e cultural da região Norte Pioneiro do Paraná está intimamente ligada à expansão cafeeira. Localizada numa área propícia à cafeicultura, apresenta condições edafoclimáticas ideais para a produção de cafés finos, cuja bebida se destaca com atributos como doçura, corpo acentuado, agradável acidez cítrica, aroma que oscila entre chocolate, caramelo, floral cítrico e frutado, além de marcante sabor residual.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Café do Norte Pioneiro do Paraná.
 Trator de coleta dos grãos de café.
 Grão de café.
 Secagem do café.
 Café da Indicação Geográfica.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


O Norte Pioneiro do Paraná foi o portal de entrada para a colonização de toda a região norte paranaense. Quando os
cafeicultores iniciaram a subida do curso do rio Paraíba, identificaram o planalto de São Paulo como ideal para suas plantações, local onde começa a convergência do cultivo para as terras roxas do oeste paulista. Consequentemente, São Paulo passou a ser o principal produtor de café do Brasil, e o principal fornecedor para o mercado externo.

No entanto, implementada a cobrança de impostos por novos pés de café, para conter o avanço da cafeicultura, os fazendeiros do sudeste de São Paulo se sentiram motivados a fazer novas plantações, e escolheram as terras roxas do Paraná.

O cultivo itinerante do café determinou a vinda de diversos tipos de imigrantes, gerou construções de ferrovias e
estabeleceu as relações econômicas da região. Mais de 200 cidades surgiram na metade do século XX, tais como Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e Maringá. Tradicionais famílias vivem na região, com mais de 100 anos de rica história ligada ao café.


A região do Norte Pioneiro do Paraná está localizada numa área com alta latitude, 23° S, e alta altitude, acima dos 500 m, numa área de transição climática, com temperatura média anual de 19 a 22° C. Estas características interferem na formação e maturação dos frutos, alterando as características intrínsecas do grão, possibilitando obtenção dos mais variados tipos de café, com potencial para os cafés especiais.

Soma-se, ainda, as propriedades bem estruturadas, solos férteis, topografia favorável, produtores capacitados, disponibilidade de técnicos e laboratórios qualificados, órgãos de pesquisa e extensão, corretores, cafeeiras e cerca de 30 indústrias torrefadoras.


O café em grão verde na região do Norte do Paraná é obtido das diversas variedades da espécie Coffea arabica, sendo caracterizado como café especial e superior.

Os cafeicultores apresentam cuidado extremo em todas as fases da produção: no manejo da lavoura, passando pela colheita e processamento, nas formas “cereja natural” ou “cereja descascada”, livre de grãos estranhos ou prejudicais ao padrão desejado, até o armazenamento.

As características da qualidade da bebida proporcionada pelos cafés produzidos na região são objeto de provas constantes de avaliação através de análises sensoriais em laboratórios credenciados.

O resultado é um café equilibrado, de excelente caracterização, com aroma, sabor, acidez, corpo e doçura, perfeito para atender as necessidades do mercado mais exigente, comprovado pelas premiações de concursos nacionais e internacionais.


O Resgate do nome da região como tradicional área na produção de cafés de qualidade, o aumento de renda e a organização dos produtores rurais numa entidade que os representem, as melhores condições de produção e comercialização são conquistas obtidas com o registro de Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná.


Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – ACENPP
Endereço: Rua Vicente Machado, 186 | Cidade: Abatea/PR | CEP: 86.460-000
Telefone: +55 (43) 998423063 | Site: www.acenpp.com.br | E-mail: cocenpp@cocenpp.com.br


Dados Técnicos

Número: IG200903
Indicação Geográfica: Norte Pioneiro do Paraná
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná
Produto: Café verde em grão e industrializado torrado em grão e ou moído
Data do Registro: 29/05/2012
Delimitação: A delimitação da área geográfica refere-se aos 45 (quarenta e cinco) municípios das regiões administrativas do estado do Paraná, representadas pelas Associações de Prefeituras Municipais, a AMUNORPI e a AMUNOP.