.

IG – Marialva

A combinação das condições ambientais de Marialva ao nível tecnológico adotado e a diferenciação da qualidade das uvas finas de mesa produzidas resultou em reconhecimento e reputação nacional desses produtos. As particularidades das condições locais e dos sistemas produtivos geram características únicas, distinguindo a região pela produção de Uva Fina de Mesa em qualquer época do ano.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 06 de Setembro de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Vinícola.
Vista da região.
Uvas da Indicação Geográfica.
Escultura.
Caixas de carregamento de uvas.
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A história de Marialva com as uvas começou na década de 1960, com os descendentes japoneses da região – os primeiros a apostarem na uva. Com o tempo, as terras vermelhas daquela região começaram a ficar invalidadas pelas monoculturas mecanizadas, como a soja. Por isso, houve grande incentivo de instituições para que a uva ganhasse espaço.

Porém, ela começou a alcançar importância econômica no município somente no final da década de 1980 e início de 1990. 0 pioneiro na viticultura marialvense foi Toshikatsu Wakita, que erradicou seu cafezal para implantar a nova cultura, mesmo enfrentando dificuldades para conseguir as mudas para o plantio.

Apesar da existência de uva em outros espaços paranaenses, a fruta de melhor qualidade está em Marialva, em virtude de todo o histórico de conhecimento aplicado na atividade. A importância da uva para o município foi reconhecida pela população e tornou-se objeto de propaganda. Marialva é conhecida hoje como a “Capital da Uva Fina”, slogan presente em panfletos, na logomarca do governo municipal, em sites de empresas do município, dentre outros.


O município de Marialva, localizado na região noroeste do Paraná, é conhecido atualmente como Capital da Uva Fina de Mesa do Paraná e cerca de 1,4 mil hectares do município estão relacionados à viticultura, contando com 750 parreirais envolvendo aproximadamente 1,1 mil famílias. Cerca de 5,5 mil pessoas trabalham no cultivo da uva e outros 7, 5 mil empregos são gerados indiretamente (EMATER, 2006).

Possui uma área de 475,564 km2 representando 0,2386 % do Estado, 0,0844 % da região e 0,0056 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°29’06” sul e a uma longitude 51°47’31” oeste, localizando-se muito próximo ao Trópico de Capricórnio. Sua população estimada em 2010 é de 31.972 habitantes.


A produção de uva no Paraná em 2008 foi de 101.500 toneladas; desse total, Marialva contribuiu com 42.808 toneladas, ou seja, mais de 42% do total. Em contrapartida, os municípios que ocupam o 2° e 3° lugar foram responsáveis, juntos, por menos de 10% da produção total (IBGE, 2008).

A uva é rica em cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio; possui também vitaminas do complexo B e vitamina C.

Como características gerais:
a) As Cultivares aceitas são: Itália, Rubi, Benitaka, BRS Nubia e BRS Vitória.
b) Grupo: a Uva Fina de Mesa, de acordo com a presença de sementes ou não, e classificada em dois grupos:
Grupo I: constituído de variedades de uvas de mesa cujas bagas apresentem sementes;
e Grupo II: constituído de variedades de uvas de mesa cujas bagas não apresentem sementes.
c) Subgrupos: A coloração característica da variedade definirá a classificação da uva em dois subgrupos: I. Branco: composto de variedades de uvas de mesa cujas bagas apresentem a coloração verde, verde clara ou verde amarelada ; e II) Colorido: composto de variedades de uvas de mesa cujas bagas apresentem a coloração rosa, avermelhada ou preta.


A Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores – ANFRUT tem por finalidade precípua, entre outras: “representar e coordenar os produtores de uvas de mesa da Região de Marialva, bem como suas associações e cooperativas, perante os organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, com relação à proteção, promoção, uso e divulgação de direitos de propriedade intelectual relacionados com o território de procedência e origem da produção, na modalidade IP- Indicação de Procedência Marialva, conforme previsto na Instrução Normativa 2512013.


Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores – ANFRUT
Endereço: Rua Guerino Ricieri, 47, Parque Industrial | Cidade: Marialva/PR | CEP: 86.990-000
Telefone: +55 (44) 3232 1292 | E-mail: anfrut@brturbo.com.br


Dados Técnicos

Número: BR402015000003-7
Indicação Geográfica: Marialva
UF: Paraná
Requerente: Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores – ANFRUT
Produto: Uvas finas de mesa
Data do Registro: 27/06/2017
Delimitação: A área geográfica a ser protegida está restrita às regiões produtoras de uva dos municípios de Marialva e Sarandi, no estado do Paraná.