.

IG – Maracaju

A linguiça é o mais antigo embutido do mundo. Nas origens, preparava-se com carne fresca de caça, sobretudo de javali. No Brasil, Maracaju é conhecida como a capital da linguiça, pelo seu tradicional embutido de iguarias nobres e sabor diferenciado.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Linguiça de Maracaju.
Associação.
Vista aérea da Festa da Linguiça.
Linguiça na grelha.
Segunda imagem da Festa da Linguiça
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


O município de Maracaju foi criado em 11 de junho de 1924 e foi colonizado, em grande parte, por mineiros que viajavam em comitivas e levavam a tradição da produção da linguiça caseira que era feita de carne suína. Na época, a melhor forma de conservar a carne era dentro das tripas. A gordura e os condimentos ajudavam a preservar e apurar o sabor.

Levando em conta a tradição pecuária local, os fazendeiros passaram a usar a carne de boi para fazer a linguiça. A receita foi sendo espalhada e modificada. A laranja azeda foi introduzida no embutido como um acidulante natural, junto com o alho e o sal, dando uma característica peculiar na conservação e no processo de fabricação.

Com o passar dos anos, o produto passou a ser consumido não só pelas tradicionais famílias de Maracaju, mas também por pessoas vindas de outras cidades e estados que participavam das festividades da região. A chegada dos refrigeradores e a grande procura pelo embutido alavancaram a comercialização do produto, ainda na década de 1980, consolidando a notoriedade de Maracaju.

As histórias da cidade e da linguiça entrelaçam-se em diversos momentos, e seus reflexos são vistos nos quatro cantos. A linguiça de Maracaju apareceu no Guiness Book, em 1988, pela maior linguiça já fabricada, com 31 metros de comprimento.


Maracaju é um município no Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Localiza-se na região do Cerrado e campos de vacaria. Encontra-se em uma região de planaltos, sob a influência da bacia do Rio da Prata e do clima tropical, úmido a subúmido, com precipitação pluviométrica anual em torno de 1.600 mm.

Maracaju está entre as cinco maiores economias do estado, sendo a principal produtora de grãos. O farelo de soja e a soja são os principais produtos exportados, seguidos da carne bovina.

As criações de gado mantêm fortes raízes culturais na cidade. As principais festividades, que deram destaque nacional à linguiça artesanal de Maracaju, são a exposição agropecuária, que acontece em junho, e a festa da tradicional linguiça de Maracaju, em abril, sendo conhecida como a capital da linguiça.


A linguiça de Maracaju é feita com cinco tipos de corte da carne bovina: contrafilé, filé mignon, picanha, alcatra e coxão mole. A carne é picada na ponta da faca, sempre em ângulo ou na diagonal. Os bifes são subdivididos em tiras. A gordura incorpora a massa na medida de 30% por quilo.

Acrescentam-se pimenta dedo-de-moça, alho, sal, cheiro verde e o segredo: 50 ml de suco de laranja azeda a cada quilo de recheio. Deixa-se descansar uns minutos para que os temperos incorporem-se. Enche-se a tripa e está pronta a tradicional linguiça de Maracaju.


A criação da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR) trouxe uma maior união da classe para enfrentar as dificuldades encontradas na comercialização e expansão do mercado. Em Maracaju, há 18 empresas legalizadas que fabricam o produto, gerando, em média, mais de 70 empregos diretos, produzindo mais de 11 toneladas da linguiça.

Entre as oportunidades vislumbradas no mercado está a certificação sanitária por meio do órgão municipal, a valorização do produto e o combate à falsificação. O reconhecimento da região como Indicação Geográfica (IG) permite garantir a genuinidade, origem e qualidade da tradicional linguiça de Maracaju.


Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju – APTRALMAR
Endereço: Rua Franklin Ferreira Ribeiro, n.2880 | Cidade: Maracaju | CEP: 79.150-000
Telefone: +55 (67) 9 9973-1071 | E-mail: gilsonmarcondesvereador@hotmail.com


Dados Técnicos

Número: BR402014000007-7
Indicação Geográfica: Maracaju
UF: Mato Grosso do Sul
Requerente: Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR)
Produto: linguiça
Data do Registro: 24/11/2015
Delimitação: a área geográfica delimitada encontra-se nos limites da cidade de Maracaju.