.

IG – Manguezais de Alagoas

Nos Manguezais de Alagoas, há alta incidência da planta Dalbergia ecastophyllum, que produz substância resinosa de coloração avermelhada, retirada do seu caule pelas patas das abelhas africanizadas e levada para a colmeia. É esta a matéria-prima para a produção da própolis vermelha, que vem se destacando pelas suas propriedades terapêuticas.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Abelhas da Denominação de Origem.
Apicultores.
Produção da própolis-vermelha.
Colméias.
Própolis-vermelha.
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


Desde a década de 90, as propriedades químicas da própolis vermelha dos Manguezais de Alagoas começaram a ganhar destaque nas bancadas científicas do Brasil. A União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas foi constituída recentemente, no ano de 2010, para a proteção e gestão deste importante patrimônio, a Denominação de Origem.


Os Manguezais de Alagoas localizam-se na região litorânea e lagunar do estado de Alagoas. Banhados pelo Oceano Atlântico, os manguezais possuem um clima tropical úmido, sem grandes oscilações térmicas ao longo do ano, com períodos chuvosos no outono e inverno, e secos na primavera e verão. Possuem um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva que se desenvolve nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais, numa zona de transição entre os habitats de água doce e salgada.

Dentre as atividades sustentáveis pela população das zonas costeiras e ribeirinhas está a apicultura. A criação de abelhas favorece o equilíbrio biológico dos ecossistemas, através da polinização, minimizando o impacto ambiental.

Estudos realizados revelaram que a própolis oriunda de colmeias desta região pertenciam a um novo grupo de própolis, com características químicas e farmacológicas únicas.

As propriedades biológicas da própolis estão diretamente ligadas à sua composição química. A própolis vermelha se diferencia pelo seu alto teor de compostos fenólicos, especificamente isoflavonóides, as quais nunca foram encontrados em nenhuma outra própolis. A própolis vermelha foi classificada como um novo tipo, em função de sua origem vegetal, a leguminosa Dalbergia ecastophyllum, planta nativa e característica das áreas de mangue do litoral alagoano.


A cor avermelhada deu o nome à própolis oriunda dos Manguezais de Alagoas. É gerada a partir de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas por abelhas da espécie Apis mellifera, de brotos, flores e exsudados predominantes da planta Dalbergia ecastophyllum – popularmente chamada de Rabo de Bugio, transformada na colmeia pela ação salivar das abelhas, além de cera e pólen. A própolis vermelha in natura apresenta coloração avermelhada, sabor balsâmico, aroma anis-adocicado, é rígida em temperatura abaixo dos 20°C, e consistente maleável entre 20 a 40°C.

As propriedades únicas da própolis vermelha trazem diversos benefícios para a saúde, como prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, combate ao colesterol. Também é indicada para dermatites, ferimentos, inflamações e infecções. Além disso, é utilizada para fabricação de pasta de dente, solução de bochecho, balas, entre outros.


O acompanhamento técnico para o aumento da produção, as ações trabalhadas coletivamente e o uso de ferramentas gerenciais trazem para a própolis vermelha possibilidades de ampliar o seu comércio. A região dos Manguezais de Alagoas representa um ecossistema fundamental para a estabilidade da geomorfologia costeira, a conservação da biodiversidade e a manutenção de amplos recursos pesqueiros. Trata-se de um patrimônio ambiental, cultural, econômico e social de alta relevância.



União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas – Uniprópolis
Endereço: Chácara Âncora, Vila Goiabeira, 7 – Fernão Velho | Cidade: Maceió/AL | CEP: 57.070-440
Telefone: +55 (82) 9 9931 3397 | Site: www.unipropolis.com.br | E-mail: unipropolis@gmail.com


Dados Técnicos

Número: IG201101
Indicação Geográfica: Manguezais de Alagoas
UF: Alagoas
Requerente: União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas
Produto: Própolis vermelha e extrato de própolis vermelha
Data do Registro: 17/07/2012
Delimitação: A área geográfica localiza-se nos municípios do litoral e complexo estuarinolagunar, no estado de Alagoas.