.

IG – Linhares

A cidade de Linhares, no norte capixaba, é a terra do petróleo, do gás natural e do supercacaueiro. Investimentos na tecnologia, na valorização do conhecimento científico e na mão de obra qualificada fizeram da região uma referência no cultivo do cacau.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Cacau de Linhares.
 Pés de cacau em Linhares.
 Pilha de cacau.
 Cacau da Indicação Geográfica.
 Plantação de cacau.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


Pequenas roças de cacau já eram inventariadas nos primeiros anos do século XX. O Governo do Dr. Bernardino Moreira, nos anos de 1916 a 1920, iniciou a propaganda das terras para a cultura do cacaueiro.

No ano de 1921 foi inaugurada a Estação Experimental de Cacau, na fazenda Goytacazes. A idéia era criar uma fazenda modelo, destinada ao cultivo do cacau, que serviria como escola para os agricultores.

A promulgação da Lei n. 1711, em 1929, com as concessões gratuitas para ocupação de glebas às margens do Rio Doce destinadas ao plantio do cacau, foi essencial para a consolidação da produção. Consequentemente, a cultura evoluiu rapidamente, estabelecendo-se como âncora financeira da região. Desde então, foram desenvolvidas diversas ações, por meio de políticas públicas, para o desenvolvimento do cultivo do cacau.

O termo de compromisso firmado entre a ACAL, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o Instituto Capixaba de Pesquisa e a Prefeitura atende os produtores com a finalidade de viabilizar a cultura do cacau e a preservação da famosa “Floresta do Rio Doce”.


Linhares é a principal cidade do norte do Espírito Santo. O rio Doce, um dos maiores do Sudeste, tem sua foz no município, que também preserva um dos maiores resquícios da Mata Atlântica do Brasil.

As árvores centenárias abrigam a plantação de pés de cacau, com entre vinte a trinta frutos pendendo do tronco. Cinco ingredientes são seguidos à risca na plantação: água abundante, bom adubo, acompanhamento do crescimento, controle da luminosidade e aprimoramento genético do cacau.


O processo de beneficiamento do cacau em amêndoas engloba diversas fases, da colheita ao armazenamento. O objetivo é oferecer amêndoas secas, livre de impurezas, com boa apresentação externa e de qualidade superior.

Na colheita, os talos do cacau são cortados de cima para baixo, aproveitando somente os frutos maduros, com quantidade ideal de açúcares. Os frutos são lavados e após sua quebra, as amêndoas são levadas para o cocho de fermentação.

Durante a fermentação, que leva de 5 a 7 dias, começa a formação dos sabores e aromas típicos do chocolate. Após os processos de secagem e armazenamento, profissionais com capacidade técnica fazem a seleção e classificação, garantindo o melhor do cacau de amêndoa.

Por meio de pesquisas genéticas, produziram-se híbridos de altíssima qualidade e mais adequados às condições locais. Resistentes a epidemias, produzem mais rápidos e em maior quantidade, dão frutos com sementes maiores e são mais nutritivos. A amêndoa do cacau de Linhares produz o chocolate fino, o luxo do luxo.


A obtenção do registro da Indicação de Procedência de Linhares permitiu uma produção dentro de um padrão pré-estabelecido, resultando em um cacau de qualidade, premiado no Salão Internacional de Chocolate em Paris.

A região de Linhares possui cerca de 20.000 hectares cultivados, em aproximadamente 600 propriedades, gerando 5.000 empregos no campo. A produção de cacau permitiu, ainda, a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica, tendo assim grande relevância ambiental.



Associação dos Cacauicultores de Linhares – ACAL
Endereço: Rua da Conceição, 567 – Centro | Cidade: Linhares/ES | CEP: 29.900-320
Telefone: +55 (27) 9 9984-8446 | Site: www.acal.agr.br | E-mail: raphael.mendes@acal.agr.br


Dados Técnicos

Número: IG 200909
Indicação Geográfica: Linhares
UF: Espírito Santo
Requerente: Associação dos Cacauicultores de Linhares
Produto: Cacau em amêndoas
Data do Registro: 31/07/2012
Delimitação: A delimitação está compreendida no território do município de Linhares, com uma área total de 760.638 Km².