.

IG – Franca

Franca também é conhecida como a Capital dos Calçados. Seus produtos ocupam os espaços mais sofisticados do mundo, atendendo a todos os padrões de consumo, cada vez mais segmentados. Em uma atividade no qual predomina o trabalho essencialmente manufatureiro, e por vezes, artesanal, o saber-fazer é ponto crucial na produção e sucesso dos calçados.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Sapatos de Franca.
 Fabricação de calçados.
 Calçados de Franca.
 Calçados.
 Fábrica de calçados.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A Vila de Franca do Imperador foi um dos principais entrepostos da chamada Estrada dos Goiases, rota do comércio que ligava a capital da província de São Paulo aos sertões do Mato Grosso do Sul e Goiás. Para atender as necessidades dos tropeiros e mercadores que transitavam por este caminho, artesões locais produziam arreios, sapatões de atanado, sandálias, bainhas para facas e outros artigos de couro.

Foi o Curtume Progresso, remodelado e modernizado, em 1917, que estabeleceu um marco, ao disponibilizar para a indústria local matéria- prima apropriada para a manufatura de sapatos mais refinados.

Na década de 1940, com a chegada da maquinaria, as empresas calçadistas, pouco a pouco, comercializavam seus produtos para todo o país, vindo a consagrar-se como o mais importante polo de fabricação do Brasil.

Na década de 1980, devido a mudanças políticas econômicas brasileiras, somada a globalização, Franca passou por uma reestruturação. Grandes empresas encerraram suas atividades, e vários operários se tornaram pequenos empresários.

Franca reinventou-se, como grande polo de fabricação, mantendo o mesmo entusiasmo e tradição na produção de calçados.


O município de Franca, localizado no interior do estado de São Paulo, é o principal polo fabricante de calçados masculinos do país.

Possui todos os elos da cadeia produtiva, tais como curtumes, fabricantes de máquinas para calçados, solados, colas adesivas, formas, palmilhas, facas para corte, adornos e acessórios de metal, entre os mais importantes. Destaca-se a presença de mais de 1000 empresas de grande, médio e pequeno porte.

Há uma preocupação constante com o bem-estar dos trabalhadores e o meio ambiente. Os centros de ensino e pesquisa no setor calçadista, incluindo centros de design e formação profissional, são considerados os mais modernos que existem, sendo referência nacional e internacional.


A reestruturação de Franca, ao intensificar a difusão do trabalho domiciliar, contribuiu para disseminar o saber-fazer de fabricação de calçados por amplas camadas da população; ao facilitar o acesso de modelos, designs e materiais num ambiente produtivo no qual as condições de estabelecimento por conta própria são favoráveis.

Franca produz calçados masculinos e femininos para adultos e crianças. Os calçados são fabricados em couro, material sintético; tênis de distintos materiais, e possuem diversas finalidades, como: uso diário, estação, caminhada, práticas de esportes, uso caseiro, entre outros. Todos os produtos destinados à Indicação de Procedência passam por ensaios para a verificação da qualidade.


Os produtores de calçados de Franca, através da sua representação SINDIFRANCA estabelecem o intuito de colaborar com os poderes públicos e demais associações, visando a solidariedade da classe e os interesses nacionais.

A substituição das grandes empresas por pequenos empresários aumentou o número de fabricantes. A preservação secular de um ofício e a motivação de ex-trabalhadores a repetirem o êxito das primeiras indústrias na vocação de Franca em fazer calçados.



Sindicato da Indústria de Calçados de Franca – SINDIFRANCA
Endereço: Rua Dr Cecim Miguel, 2760, Parque Moema | Cidade: Franca/SP | CEP: 14.409-174
Telefone: +55 (16) 3712-9400 | Site: www.sindifranca.org.br | E-mail: sindifranca@sindifranca.org.br


Dados Técnicos

Número: IG201012
Indicação Geográfica: Franca
UF: São Paulo
Requerente: Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca
Produto: Calçados
Data do Registro: 07/02/2012
Delimitação: A delimitação corresponde aos limites do município de Franca, no interior do estado de São Paulo.