.

IG – Farroupilha

Berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a cidade de Farroupilha constitui-se na região de maior concentração de uvas moscatéis do país, com foco na produção de vinhos finos moscatéis, espumante moscatel e moscatel frisante.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Uvas de Farroupilha.
Cacho de uvas.
Cachos de uvas.
Videira de uva.
Uvas de Farroupilha.
Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


Em maio de 1875, a região recebia as primeiras famílias italianas de imigrantes vindas de Milão. Em curto espaço de tempo, chegaram mais famílias, das regiões de Piemonte e Vêneto.

Os imigrantes ocupavam lotes denominados colônias, produzindo uma diversidade de produtos necessários para a sua subsistência. O plantio de videiras iniciou assim que os imigrantes instalaram-se em suas propriedades e, rapidamente, surgiu uma pequena produção de vinhos artesanais nos porões das casas.

Nas décadas de 1920 a 1930, leis estaduais e federais romperam com a produção artesanal e centralizaram a produção do vinho em grandes vinícolas. A dificuldade de comercialização da produção estimulou a criação de duas grandes associações: a Cooperativa Vinícola São João e a Cooperativa Vinícola Linha Jacinto, no ano de 1931.

As duas associações tinham sede no território que deu origem à cidade, criada no ano de 1934. A partir da década de 1960, com uma legislação mais branda e uma nova realidade educacional para a vitivinicultura, surgiram novas vinícolas. Desde então, Farroupilha consolida-se como produtora de vinhos finos e espumantes moscatéis.


Farroupilha está localizada nas Serras Gaúchas, região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul. O clima é quente e temperado, com temperatura média de 16,8°C e média anual de pluviosidade de 1.837 mm.

A cidade é a terceira maior produtora vitivinícola do país e a maior produtora nacional de uvas moscatéis. Também ocupa a segunda posição no estado na produção de uvas Vitis vinifera (para vinhos finos). A estrutura vitivinícola local envolve cerca de 1.400 propriedades vitícolas, em uma área de vinhedos de aproximadamente 4.000 hectares.

O nome da cidade foi dado em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. Famosa pela produção de kiwis, a cidade também é conhecida como capital nacional da malha e por abrigar um dos maiores centros de fé do estado, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.


Os fatores naturais da região condicionam a fisiologia da planta videira, seu metabolismo primário, tais como carboidratos e ácidos orgânicos, e secundários, tais como precursores aromáticos, compostos fenólicos, estilbenos e outros. O efeito marcante do mesoclima regional determina alguns aspectos particulares na composição da uva, pelo efeito das temperaturas mais amenas, determinando uma maturação mais tardia.

São seis os produtos vitivinícolas da Indicação de Procedência (IP) Farroupilha: vinho fino branco moscatel, vinho moscatel espumante, vinho frisante moscatel, vinho licoroso moscatel, mistela simples moscatel, brandy de vinho moscatel.


O reconhecimento de Farroupilha como IP produtora de vinhos e espumantes moscatéis, de qualidade e origem, é a consolidação do crescimento dos últimos anos. O reflexo do reconhecimento é evidenciado pela organização do setor substanciado pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), pela diversidade dos mercados que os vinhos e espumantes alcançaram, pela mídia espontânea e especializada e pelos prêmios obtidos em concursos nacionais e internacionais.



Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados – AFAVIN
Endereço: Rua José Martelli, nº 361, apto 601 | Cidade: Bento Gonçalves/RS | CEP: 95.707-010
Telefone: +55 (54) 9 8111-2119 | Site: www.afavin.com.br | E-mail: contato@vinhosdefarroupilha.com.br


Dados Técnicos

Número: BR402014000006-9
Indicação Geográfica: Farroupilha
UF: Rio Grande do Sul
Requerente: Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin)
Produto: vinho fino branco moscatel, vinho moscatel espumante, vinho frisante moscatel, vinho licoroso moscatel, mistela simples moscatel, brandy de vinho moscatel
Data do Registro: 14/07/2015
Delimitação: a região delimitada é uma área contínua de 379,20 km², incluindo integralmente o município de Farroupilha.