.

IG – Divina Pastora

A cidade de Divina Pastora, localizada no estado de Sergipe, tem como destaques a arquitetura de sua igreja matriz, construída no início do século XIX, a devoção a Nossa Senhora Divina Pastora e o seu artesanato de renda. O saber tradicional das rendas feitas à mão, resgatado pelas rendeiras, com base em tradições seculares da Europa, tornou a localidade conhecida como “terra da renda irlandesa”.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 18 de Julho de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Tecido de mesa bordado.
 Descanso para copos bordado.
 Tecido bordado.
 Toalha com bordados.
 Descanso para copos bordado.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A renda irlandesa, por influência da renda italiana ou veneziana, ganhou contorno próprio, com o estímulo da produção deste tipo de artesanato nos conventos irlandeses, na tentativa para evitar o desaparecimento da renda com o surgimento da revolução industrial, a partir de 1872.

Descrita em livro do século XIX, é introduzida em Divina Pastora, por volta do início do século XX, por Ana Rolemberg, integrante da alta aristocracia. Os Rolembergs constituíam uma família de senhores de engenho, com destaque na vida política e muitas fazendas espalhadas por todo o vale.

Abolida a escravidão, os homens e mulheres livres ainda viviam à sombra dos antigos senhores, que cederam terra para o plantio. É nesse ambiente que a renda irlandesa é introduzida na cidade, envolvendo senhoras da aristocracia local e pessoas humildes relacionadas a elas. Assim, a técnica foi difundida entre todas as mulheres da cidade, ganhando uma feição própria.


A igreja Matriz, construída com traços barrocos, apresenta belíssimo teto de forro de madeira de cedro, com efeito ilusionista, do final do século XVIII, mostrando a Virgem Maria com o menino Jesus, cercados por carneirinhos. As paredes são em tons de azul e rosa, e no altar principal, oriundo da Espanha, a imagem da Divina Pastora.

A renda irlandesa ganhou, no ano de 2000, o título de Patrimônio Cultural do Brasil, conferido pelo IPHAN, sendo o modo de fazer incluído no Livro de Registro dos Saberes. O município de Divina Pastora foi considerado como a terra da renda irlandesa, porque no local se encontram os elementos que culminaram com a apropriação do ofício.


A renda irlandesa confeccionada pelas rendeiras de Divina Pastora é classificada como do tipo “renda de agulha”. É uma renda singular, de grande beleza, ressaltada pela textura e brilho. Os desenhos com relevos que se combinam de modo especial geram uma renda original e sofisticada.

Apresenta características específicas, pelo uso do tipo cordão sedoso achatado, conhecido como lacê, através de pontos adaptados ou criados pelas artesãs. São listados diversos pontos, os quais são nomeados com formas análogas a animais e vegetais, como exemplo o pé-de-galinha, a aranhinha e o abacaxi.

A agulha é o instrumento básico usado pelas hábeis mãos das rendeiras que reinventaram a técnica, transformando cordões e fios de linha na famosa e tradicional renda irlandesa.


O ofício, relacionado ao universo feminino, caracterizado como longa continuidade histórica, surgiu como uma alternativa de trabalho. Hoje, a confecção de renda irlandesa constitui a principal atividade de mais de uma centena de artesãs, além de ser uma referência cultural. O artesanato em renda irlandesa é responsável pela ascensão social de muitas mulheres que abandonaram o trabalho na roça para custearem os estudos a partir de sua produção e venda. Atualmente, 80 % da produção é comercializada para outros estados, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.


Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora – ASDEREN
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 149 | Cidade: Divina Pastora/SE | CEP: 49.650-000
Telefone: +55 (79) 3271-1306 | Site: www.site.com.br | E-mail: asderem.dp@hotmail.com


Dados Técnicos

Número: IG201107
Indicação Geográfica: Divina Pastora
UF: Sergipe
Requerente: Associação para o Desenvolvimento de Renda Irlandesa de Divina Pastora
Produto: Renda de agulha em lacê
Data do Registro: 26/12/2012
Delimitação: A área delimitada fica compreendida no município de Divina Pastora.