.

IG – Colônia de Witmarsum

A área geográfica, delimitada da Indicação de Procedência Colônia Witmarsum, localiza-se na região dos Campos Gerais, no Município de Palmeira no Estado do Paraná. A Colônia Witmarsum se encontra na parte oriental do segundo planalto paranaense, não muito distante da escarpa conhecida regionalmente pela denominação Serrinha, Serra do Purunã e Serra das Almas. A Colônia é cortada pela Rodovia do Café (BR 376) e a BR 277 está à margem direita, entre os km 50 e 60. É constituída por um território de 7.800 hectares. Em uma latitude 25°25’46” sul e a uma longitude 50°00’23” oeste, e altitude de 865 metros.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 17 de Abril de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Vaca leiteira da Colônia de Witmarsum.
 Queijo colonial.
 Alimentação do rebanho.
 Produto da indicação geográfica.
Vaca leiteira de origem holandesa.
 Marca visual.

Sobre a Indicação Geográfica


A base econômica da Colônia Witmarsum é proveniente de atividades agropecuárias, principalmente da pecuária leiteira, desde a sua fundação em 1951 por alemães de origem menonita.

O processamento do leite foi iniciado já nos primórdios da colônia, sendo a primeira usina criada em 1961, com foco na produção de queijos, nata, manteiga e comercialização de leite in natura e, pelas características climáticas da região, se tornaram um ingrediente especial na alimentação de seus moradores.


A área geográfica, delimitada da Indicação de Procedência Colônia Witmarsum, localiza-se na região dos Campos Gerais, no Município de Palmeira, no Estado do Paraná. Com uma altitude de 865 metros, possui um clima ameno no verão e frio no inverno, criando um ambiente para produção de leite de alta qualidade.

A delimitação da área geográfica da Colônia Witmarsum abrange as propriedades rurais que fornecem leite para a Cooperativa, os sistemas de produção de leite, a produtividade dos animais e a qualidade do leite, bem como a área de produção autorizada, assim como a indústria que processa o leite.


O queijo originário do leite das raças holandesa e pardo-suíça, possui uma coloração amarela, massa semi-mole, fechada, podendo ocorrer pequenas oleaduras. Externamente apresenta uma casca, de coloração amarela intensa, devido ao tratamento de urucum, de sabor suave, massa semi-mole, fechado e muito saboroso.

Atualmente, as 20 toneladas de queijo produzidas por mês abastecem mercados em todo o Paraná e em diversos outros estados brasileiros, sendo gradativamente conhecidos em nível nacional e concorrendo, à mesma altura, com produtos semelhantes de países com séculos de expertise na produção de lácteos, como Brie e Camembert e queijos maturados por fungos.

Dos 25 mil litros de leite processados diariamente, quase metade é destinada à produção de queijos finos. Em Curitiba, os queijos são frequentemente recomendados em jornais especializados e feiras gourmet, pelos sabores diferenciados e um histórico especial de produção que alia a tradição e a qualidade, regadas ao padrão de produção baseada na agricultura familiar.


A Cooperativa Agroindustrial Witmarsum tem por objetivo a representação dos produtores que fornecem leite para a produção de queijo Colônia Witmarsum. A expertise na produção de queijos é antiga entre os moradores da região e com a construção de usinas, ainda na década de 1960, a cooperativa passou a buscar um padrão na qualidade no leite para poder produzir queijos diferenciados.

A cooperativa industrializa a produção de leite de seus cooperados, incluindo a produção do queijo colonial e fornece o excedente de leite para empresas de alimentos. A combinação de métodos artesanais e padrões de qualidade é o trunfo de Witmarsum.

A fabricação dos queijos finos vem desde 2002 agregando valor à produção dos agricultores familiares, perpetuando as receitas criadas originalmente por um mestre queijeiro suíço e atendendo a consumidores mais exigentes.



Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda
Endereço: Avenida Presidente Ernesto Geisel, s/n° Colônia Witmarsum | Cidade: Palmeira/PR | CEP: 84.130-000
Telefone: +55 (42) 3254-4000 | E-mail: witmarsum@witmarsum.coop.br


Dados Técnicos

Número: BR402015000010-0
Indicação Geográfica: Colônia Witmarsum
UF: Paraná
Requerente: Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda.
Produto: Queijo
Data do Registro: 24/04/2018
Delimitação: A Colônia Witmarsum corresponde a delimitação da antiga Fazenda da Cancela no Município de Palmeira no Estado do Paraná. A Colônia Witmarsum se encontra na parte oriental do segundo planalto paranaense, não muito distante da escarpa conhecida regionalmente pela denominação Serrinha, Serra do Purunã e Serra das Almas. A Colônia é cortada pela Rodovia do Café (BR 376) e a BR 277 está à margem direita, entre os km 50 e 60. É constituída por um território de 7.800 hectares. Em uma latitude 25º25’46” sul e a uma longitude 50º00’23” oeste, e altitude de 865 metros.