.

IG – Carlópolis

Em Carlópolis, no Norte Pioneiro do Paraná, o microclima formado com a criação da Represa de Chavantes favoreceu os plantios e possibilitou o largo uso da irrigação em suas margens. As condições edafoclimáticas locais somadas ao know-how da colonização japonesa disseminaram a cultura e a qualidade da goiaba da região.

Este assunto é de responsabilidade da Unidade de Inovação. 18 de Julho de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Pés de goiaba.
Joaninha em folha.
Goiabas.
Goiabas partidas.
Goiaba no pé.
Proteção dos frutos no pé de goiaba.

Sobre a Indicação Geográfica


A história da goiaba no município de Carlópolis confunde-se com a história dos imigrantes japoneses que se fixaram na região. O produtor Iwao Yamamoto, um dos pioneiros no cultivo da goiaba, chegou à região em 1949, com 4 anos de idade.

Em 1976, foram feitos os primeiros plantios de goiaba na região, com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Nessa época, Iwao foi o responsável por trazer frutos da Central de Abastecimento de São Paulo (Ceasa-SP) para tirar sementes e fazer experiências e avaliação de cultivares, buscando uma diferenciação de variedades.

Dessas experiências, uma planta destacou-se pelas suas características: formação de copa e de ramos compridos e bem abertos, folhas grandes e produção de goiabas graúdas, com polpa branca. O novo cultivar foi batizado com o nome de Iwao em homenagem ao seu descobridor. O produtor Iwao passa a fazer enxertias para a multiplicação dessa genética e forma um pomar com 70 pés, que entram em produção no ano de 1978.

Roberto Tanaka, Tadashi Uto e Ioneko Endo, entre outros, começaram a trabalhar com a goiaba Iwao e outras variedades, construindo um polo e referência deste cultivo. Hoje, a goiaba de Carlópolis é reconhecida nacionalmente pela sua excepcional qualidade, resultado da combinação das condições climáticas favoráveis, solos férteis e o saber fazer.


A área delimitada pela Indicação de Procedência (IP) Carlópolis possui, aproximadamente, 390 hectares usados para o cultivo de goiaba com o potencial de produção de 23 mil toneladas por ano, em condições normais de clima, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local. Essa produção credencia Carlópolis como o maior produtor de goiabas do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil.

A região ainda possui uma diversificada produção agrícola no mercado – frutas de excelente qualidade, sendo produtos de exportação, em que se destacam: caqui, manga, acerola e lichia. O reconhecimento do município como potencial turístico pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) abre novas possibilidades de desenvolvimento e serve como mais um estímulo à economia local.


As goiabas de Carlópolis apresentam as características de cultivares bem definidas, são inteiras, limpas e estão dentro da classificação adequada, relacionada à coloração da casca da goiaba e às características varietais de coloração da polpa (vermelha ou branca), obedecendo ao limite de defeitos.

A goiaba da região é obtida por sistema de poda total, dividido por talhões, por meio do qual é possível produzir o ano todo. Outra técnica importante para a qualidade do produto é a forma de ensacamento dos frutos, quando estes atingem de 2 a 3 cm de diâmetro. Essa prática elimina grande parte do uso de pesticidas e evita o surgimento de insetos e pragas.


Como forma de agregar valor a esse produto regional, protegendo os produtores e promovendo o desenvolvimento local, o Sebrae PR iniciou um trabalho em 2010, chamado “Cidades Cooperativas”, que resultou no atual trabalho de orientação aos produtores de goiaba, para a obtenção do registro da IP Carlópolis junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O reconhecimento pelo órgão servirá de proteção do nome geográfico “Carlópolis” contra o uso indevido por atacadistas de frutas em todo o país, salvaguardando os direitos dos produtores desta região e garantindo ao consumidor a verdadeira origem e qualidade da goiaba de Carlópolis.


Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis – APC
Endereço: Rua Profeta João de Maria, nº 2.863 | Cidade: Parque Industrial de Carlópolis/PR | CEP: 86.420-000
Telefone: +55 (43) 3566-1090 | Site: www.apcfrutas.com.br | E-mail: comercial@goiabadecarlopolis.com.br


Dados Técnicos

Número: BR402015000008-8
Indicação Geográfica: Carlópolis
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis
Produto: Goiaba
Data do Registro: 17/05/2016
Delimitação: mista – a área geográfica que delimita abrange os municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro, no estado do Paraná.