.

IG – Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro do Itapemirim é conhecida nacional e mundialmente pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais. O mármore conferiu destaque à cidade, principalmente na economia local, alavancando o construtivismo cultural, arquitetônico e até turístico. O mármore capixaba conta com mais de 50 anos de prestígio.

Este assunto é de responsabilidade da unidade de Inovação.25 de Julho de 2018


1 / 6

2 / 6

3 / 6

4 / 6

5 / 6

6 / 6


Hall de entrada da associação.
Hall de entrada.
Mármore em bancada.
Pedreira.
Placa de granito.
Marca visual da associação.

Sobre a Indicação Geográfica


Os primeiro colonos portugueses, que chegaram à região, em busca do ouro, aproximadamente em 1570, encontraram um território dominado pelos temidos índios Purís, que disputavam a área com os Botocudos. Passado quatro séculos, nasce a Vila de Itapemirim, e com isso, o crescimento de fazendas provenientes de grandes latifúndios estendendo-se por toda a região.

O caminho da mineração do calcário surgiu, no entanto, por volta de 1874, quando chegaram os primeiros colonos italianos. Logo, o intercâmbio entre culturas, com o começo do beneficiamento do mármore, originou na primeira marmoraria, no ano de 1930. A bagagem cultural desses povos tornou-se parte do crescimento da mineração.

O início da extração do mármore não foi fácil, foi necessário pioneirismo e criatividade para efetuar o corte dos blocos na pedreira. Hoje, o parque tecnológico de rochas ornamentais de Cachoeiro do Itapemirim utiliza sistemas de produção com alto conteúdo tecnológico.

O setor mineral é a fonte principal da economia do município, que começa na extração de blocos e segue com serrarias, beneficiamento, talhas-blocos, cal, moagem de calcário, insumos, máquinas e tudo mais que for necessário para atender o setor da mineração.


As formações rochosas fazem parte do visual estético e engrandecedor do Espírito Santo. Os contornos da serra começam e se entrelaçam desde os limites do Rio de Janeiro até a Bahia. Em Cachoeiro do Itapemirim, particularmente, a paisagem muda e encanta. O mármore branco faz contraste natural com outras colorações de pedra, como o granito.

Pode-se afirmar que fica no Brasil a maior reserva de mármore e granito do mundo. Trata-se de uma camada de proporções gigantescas, de riqueza, ainda impossível de ser equacionada em sua dimensão.


Em estado de pureza, o mármore é de cor branca, podendo apresentar uma ampla faixa de cores. De Vargem Alta a Cachoeiro do Itapemirim, os mármores afloram continuamente, numa camada espessa e densa, constituindo um maciço de cerca de 20×8 km.

O interesse dos mercados pela beleza do mármore branco alvo, caramelo e chocolate caracteriza o seu grande valor mineral. O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, formada pela transformação de uma rocha preexistente, como o calcário. Essa transformação é o resultado de uma mudanã no meio geológico, no qual a estabilidade da rocha pode ser mantida somente por uma modificação correspondente à sua forma. No caso do mármore ocorre o metamorfismo termal, onde há predominâncias de temperaturas elevadas e onde são mais acentuados os fenômenos de recristalização.


A evolução dos setores de exploração e beneficiamento de mármores e granitos, a sua produção e comercialização nacional e internacional transformaram Cachoeiro do Itapemirim no centro mais importante do país, sendo considerada a maior vitrine de negócios do setor de rochas ornamentais. A Feira Internacional do Mármore e Granito acontece desde os anos 1980.


Centro Tecnológico do Mármore e Granito – CETEMAG
Endereço: Rod. Cachoeiro x Muqui. 120 | Cidade: Cachoeiro do Itapemirim/ES | CEP: 29.300-970
Telefone: +55 (28) 3521-3131 | Site: www.marmoredecachoeiro.com.br | E-mail: secretariaexecutiva@sindirochas.com.br


Indicadores


Indicação de Procedência

O Mármore do Cachoeiro do Itapemirim é uma Indicação de Procedência brasileira. É delimitada pelos municípios de Cachoeiro do Itapemirim e Vargem Alta (Espírito Santo). Juntos, possuem população de cerca de 209 mil habitantes, sendo aproximadamente 50% da população analfabeta ou sem ensino fundamental completo.


PIB per capita

Aproximadamente R$ 24.612,00 (média do Brasil: R$ 28.876,00), cerca de 15% menor que a média brasileira.


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O IDH da Indicação de Procedência varia de 0,663 em Vargem Alta até 0,745 em Cachoeiro do Itapemirim (média do Brasil: 0,73).


Perfil Empresarial

Referindo-se à atividade econômica local,

  • CNAE 0810-0/03: Extração de mármore e beneficiamento associado
  • CNAE 2391-5/03: Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras.

Em 2014, haviam 575 empresas que atuavam na atividade da Indicação, sendo 459 pequenos negócios. [1]
Em 2015, essas empresas exportaram cerca de 2,16 milhões. [2]
Em 2015, 6.904 pessoas ocupadas, sendo 4.905 por pequenos negócios. [3]



Referência Bibliográfica

[1] RFB – Receita Federal Brasileira
[2] MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
[3] Relação Anual de Informações Sociais, Ministério do Trabalho

Dados Técnicos

Número: IG201007
Indicação Geográfica: Cachoeiro de Itapemirim
UF: Espírito Santo
Requerente: Centro Tecnológico do Mármore e Granito
Produto: Mármore
Data do Registro: 29/05/2012
Delimitação: A delimitação da área corresponde aos limites políticos dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, somando uma área de 1.291,529 Km².