Densidade e Atratividade

A análise dos dados históricos permite avaliar o ritmo de crescimento dos pequenos negócios nos principais segmentos da economia. Avaliamos o crescimento e o estoque de cada um dos segmentos de pequenos negócios empresariais por grande setor e atividade econômica (CNAE 7 dígitos), na perspectiva de atratividade e densidade. Entende-se como “atratividade” o crescimento anual médio no número de pequenos negócios (MEI, ME e EPP) em uma atividade nos últimos anos registrados (2009 a 2013 para ME, EPP e a soma de pequenos negócios, 2011 a setembro de 2015 para MEI). Já como “densidade”, entende-se a participação de uma atividade no total de negócios daquele segmento de público do setor.

Aquelas atividades com atratividade e densidade acima da média de seu setor devem ser olhadas com atenção. Abaixo, apresentamos diagramas de atratividade e densidade para cada atividade dos MEI, ME e EPP dos cinco grandes setores – Agropecuária, Comércio, Serviços, Indústria e Construção Civil. Cada ponto representa uma atividade, de acordo com os seus graus de densidade e atratividade. As linhas vermelhas representam as médias de densidade (linha vertical) e atratividade (horizontal) do setor. Logo, as atividades acima e à direita das linhas vermelhas são aquelas com atratividade e densidade acima da média.
Para uma análise detalhada, selecione nos filtros à direita uma UF, um porte e um setor, e passe o mouse por cima dos pontos, para ver as informações das atividades.