Confiança do comércio

O Índice de Confiança em Comércio é o principal indicador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Banco Central do Brasil. A pesquisa é realizada mensalmente e possui abrangência nacional. Seu objetivo é permitir monitoramento e antecipação de tendências econômicas com base em informações prestadas por empresas do setor. 

De forma mais detalhada, o Índice de Confiança em Comércio (ICOM) [1] representa a média aritmética de dois outros indicadores: Índice da Situação Atual (ISA-COM) e Índice de Expectativas (IE-COM). O Índice da Situação Atual (ISA-COM) mede o Volume da Demanda Atual, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) considera a média aritmética dos indicadores Tendência dos Negócios nos Seis Meses Seguintes e Expectativas para as Vendas nos Três Meses Seguintes. Dessa maneira, é possível acompanhar mensalmente como as empresas de Comércio percebem o cenário atual dos negócios e suas expectativas para os próximos meses. 

Assunto disponibilizado pela Unidade de Atendimento Setorial – Comércio e Serviços


Índice

Índice de Confiança de Comércio (ICOM)
Índice da Situação Atual (ISA-COM)
Índice de Expectativas (IE-COM)
Fatores limitantes à melhora nos negócios
Referências


Índice de Confiança de Comércio (ICOM)

Índice de Confiança de Comércio (ICOM) apresentou avanço de 0,2 pontos em janeiro, para 95,1 pontos, maior nível desde julho de 2014 (95,4). Ele foi divulgado no dia 25/01 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta do ICOM em janeiro foi influenciado pela melhora dos indicadores que medem a satisfação da situação atual, o qual vem sendo influenciada por fatores como baixa inflação, recuperação gradual do mercado de trabalho e evolução da confiança dos consumidores.

Índice da Situação Atual (ISA-COM)

Índice da Situação Atual (ISA-COM) teve avanço de 2,4 pontos, para 88,0 pontos.

Índice de Expectativas (IE-COM)

Índice de Expectativas (IE-COM) teve um recuo de 2,0 pontos, para 102,4 pontos. Mesmo com a queda no mês, está é a primeira vez desde janeiro de 2014 que o índice permanece três meses consecutivos acima dos 100 pontos (região de otimismo).

Crescimento do ano

A Confiança no Comércio em 2017 fecha em alta, entre janeiro e dezembro de 2017, o índice subiu 16,5 pontos, enquanto no ano passado a alta havia sido de 12,7 pontos.

Referências

[1] Para baixar a metodologia da Sondagem do Comércio diretamente no site da FGV, basta clicar neste link.