Confiança do comércio

O Índice de Confiança em Comércio é o principal indicador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Banco Central do Brasil. A pesquisa é realizada mensalmente e possui abrangência nacional. Seu objetivo é permitir monitoramento e antecipação de tendências econômicas com base em informações prestadas por empresas do setor. 

De forma mais detalhada, o Índice de Confiança em Comércio (ICOM) [1] representa a média aritmética de dois outros indicadores: Índice da Situação Atual (ISA-COM) e Índice de Expectativas (IE-COM). O Índice da Situação Atual (ISA-COM) mede o Volume da Demanda Atual, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) considera a média aritmética dos indicadores Tendência dos Negócios nos Seis Meses Seguintes e Expectativas para as Vendas nos Três Meses Seguintes. Dessa maneira, é possível acompanhar mensalmente como as empresas de Comércio percebem o cenário atual dos negócios e suas expectativas para os próximos meses. 

Assunto disponibilizado pela Unidade de Atendimento Setorial – Comércio e Serviços


Índice

Índice de Confiança de Comércio (ICOM)
Índice da Situação Atual (ISA-COM)
Índice de Expectativas (IE-COM)
Fatores limitantes à melhora nos negócios
Referências


Índice de Confiança de Comércio (ICOM)

Índice de Confiança de Comércio (ICOM) apresentou recuou de 0,1 pontos em novembro, para 92,4 pontos. Nos últimos dois meses o índice havia acumulado uma alta de 10,1 pontos. Ele foi divulgado no dia 28/11 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este resultado sugere uma relativa acomodação após os últimos dois meses em forte elevação.

Índice da Situação Atual (ISA-COM)

Índice da Situação Atual (ISA-COM) teve queda de 0,8 pontos, para 85,4 pontos.

Índice de Expectativas (IE-COM)

Índice de Expectativas (IE-COM) teve um avanço de 0,7 pontos, para 99,9 pontos, o terceiro mês seguido de avanço no índice.

Crescimento ao longo do ano

Apesar da relativa estabilidade no mês, o ICOM sustenta crescimento no ano. Entre janeiro e novembro de 2017, o índice subiu 13,5 pontos, enquanto no ano passado a alta havia sido de 9,7 pontos no mesmo período.

Referências

[1] Para baixar a metodologia da Sondagem do Comércio diretamente no site da FGV, basta clicar neste link.