Confiança da indústria

A confiança da indústria avalia a situação atual e as perspectivas futuras da atividade industrial. A partir de seus índices, é possível prever tendências em relação à produção industrial e, consequentemente, ao PIB do país. Os principais índices de confiança da indústria são: o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) [1] e o Índice de Confiança da Indústria (ICI) [2].

O Índice de Confiança do Empresário Indústrial (ICEI) é elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e usa as informações dos questionários da Sondagem Industrial e da Sondagem da Indústria de Construção. Sua periodicidade é mensal e a abrangência é nacional.

Já o Índice de Confiança da Indústria (ICI) é divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele usa dados da Sondagem da Indústria relacionados à situação atual e expectativas futuras no setor industrial. Sua periodicidade é mensal.

Assunto disponibilizado pela Unidade de Atendimento Setorial – Indústria


Índice

Como está o Índice de Confiança do Empresário Industrial (CNI)?
Como está o Índice de Confiança da Indústria (FGV)?

Documentos
Referências


Como está o Índice de Confiança do Empresário Industrial (CNI)?

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,6 ponto de junho para julho de 2018. A marca de 50,2 pontos indica um leve aumento na confiança elevada do empresário industrial. No ICEI, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário. Quanto mais acima de 50 pontos, maior é o nível de confiança do empresário industrial.

Fonte: CNI

Como está o Índice de Confiança da Indústria (FGV)?

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,0 ponto em junho de 2018, marcando 100,1 pontos. Este foi o maior resultado registrado desde maio de 2018, quando o índice registrou 101,1 pontos.

Fonte: IBRE/FGV

Documentos

Índice de Confiança do Empresário Industrial. CNI, 2013. Metodologia do Índice de Confiança do Empresário Industrial
Sondagem da Indústria. FGV, 2010. Aspectos conceituais e metodológicos da Sondagem da Indústria.

Referências

[1] Índice de Confiança do Empresário Industrial. CNI, 2018.
[2] Sondagem da Indústria. FGV, 2018.