Compras públicas

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Tema de responsabilidade da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional


Índice

Como mapear a participação dos pequenos negócios nas compras públicas?


Como mapear a participação dos pequenos negócios nas compras públicas?

O Mapa é um diferencial porque além de realizar o levantamento de compras necessárias para 2017 (com base nas compras efetuadas em 2015 e 2016), foi feito uma análise de cada item, observando o que teve ou não a participação das empresas locais. Isso proporcionou que o Gestor Público, a equipe da CPL, Pregoeiros e Agentes de Desenvolvimento, pudessem identificar quais categorias de produtos as empresas não participam, e assim quais são necessárias de fomento e preparação, como ferramenta de ampliação das compras locais.

Porém só a construção do Mapa de Oportunidades sem sua divulgação não seria uma ação efetiva. Foi quando se resgatou uma prática aplicada no município de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, com a inserção do Mural de Oportunidades, instrumento de divulgação utilizado para que as empresas locais tivessem acesso físico das informações de compras, como o planejamento previsto de 2017, o mapa de oportunidades com os itens que as empresas ainda não vendem, e outras informações relevantes de licitação, como documentos necessários, site que a prefeitura utiliza para os pregões, orientações em compras com local e horário e demais dados da Sala do Empreendedor.

Essa boa prática pode ser replicada, pois trata-se de criar mecanismos de compras na qual a comunidade tem mais acesso as informações e a participação dos colaboradores do setor público torna-se mais intensa e atrativa. É necessário ter cuidado com o levantamento das informações no diagnóstico de compras, levantando dados das compras liquidadas e não apenas licitadas, pois a divergência de valores é significativa.

É importante para o planejamento de compras observar apenas as compras que são relativamente “tradicionais”, ou seja, aquelas que a administração sempre repete, ano após ano, analisando o histórico dos dois últimos anos. E assim, cuidar de deixar as compras com ementas e demais recursos extraordinários para a divulgação quando de fato estiverem confirmadas.

O Mural de Oportunidades pode ser criado de forma itinerante, tendo assim uma agenda de locais para ser exposto, ou ficar instalado na Sala do Empreendedor, hall da prefeitura etc. É necessária a criação da agenda de atualizações, para que o planejamento seja atualizado com as previsões confirmadas de compras e outras informações que sofram mudanças, como data de cursos por exemplo.


Contexto

Conteúdo do contexto…


Recursos necessários

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Resultados alcançados

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Participantes

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